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segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Sermão da Montanha










“Bem-Aventurados os Puros de Coração Porque Eles Verão a Deus”

Pobre pelo espírito” é aquele que se li bertou interiormente de todo o apego a qualquer
objeto externo.
“Puro de coração” é aquele que se libertou, não só dos objetos externos, mas, também,
do sujeito interno, isto é, daquilo que ele idolatrava como sendo o seu sujeito, o seu eu, embora
fosse apenas o seu pseudo-eu, o seu pequeno ego físico-mental.
Quem se libertou dos bens materiais fora dele possui o “reino dos céus” , porque o seu
reino já não é deste mundo; rejeitou a oferta do ego luciférico “eu te darei todos os reinos do
mundo e sua glória” - mas quem se libertou, também, do maior pseudo bem dentro dele, o seu
idolatrado ego personal, esse tem a certeza de “ver a Deus”, verá o verdadeiro Deus, porque
olha para além do seu falso eu.
De maneira que ser puro de coração é ainda mais glorioso do que ser pobre pelo
espírito; ser interiormente livre da obsessão do ego vivo é mais do que ser livre da escravidão
da matéria morta. Aliás, ninguém pode ser realmente livre da matéria morta dos bens externos
sem ser livre da ilusão do ego vivo, porque tudo que eu chamo “meu” é apenas um reflexo e
uma conseqüência do meu falso “eu”, o ego físico -mental; se o meu falso eu se tivesse
integrado no verdadeiro Eu, que é o Universo em mim, não teria eu necessidade alguma de me
apegar àquilo que chamo “meu”, os bens individuais. Enquanto o pequeno eu não tiver em si
suficiente segurança interna, necessita de buscar seguranças em fatores externos; mas a
segurança interna torna supérflua as seguranças externas; o pequeno eu fez tantos ‘seguros
de vida” porque não possui segurança. Age sob o impulso da lei da compensação.
A definitiva integração do pequeno ego físico -mental no grande Eu racional-espiritual é
que é pureza de coração, que garante uma visão clara de Deus. Ninguém pode ver claramente
o Deus transcendente do universo de fora antes de ver nitidamente o Deus imanente do
universo de dentro.
Nas letras sacras — como também nos escritos de Mahatma Gandhi — “impureza” quer
dizer egoísmo, e “pureza” significa o oposto, que é o amor universal a solidariedade cósmica.
Os demônios, no Evangelho, são constantemente chamados ‘espíritos impuros”, porque são
egoístas, tanto assim que procuram apoderar-se de corpos humanos, desequilibrando -os física
e mentalmente, só para gozarem de certo conforto pessoal que essa obsessão lhes dá. Esse
egoísmo é que é chamado “impureza”.
Gandhi, quando não conseguia fazer prevalecer os seus ideais entre os patrícios
renitentes, recorria a um período de “self -purification”, mediante a oração e o jejum, porque
atribuia essa falta de força espiritual ao seu egoísmo; para ele, egoísmo era impureza e
fraqueza, ao passo que amor era pureza e força.
Certa teologia cristã, quando fala em impureza, entende apenas o abuso dos prazeres
sexuais. Estes, certamente, também fazem parte do egoísmo humano, são o egoísmo da
carne; mas não são a única nem mesmo a principal zona do egoísmo ou da impureza; todo e
qualquer egoísmo é impureza. Os demônios de que o Evangelho nos fala, eram “espíritos
impuros”, embora não estivessem sujeitos à impureza sexual. Eram impuros por egoísmo.
O egoísta impuro não pode ver a Deus, que é amor puríssimo. O egoí smo, portanto, a
egolatria, equivale a uma cegueira mental. Entre o Deus -amor e o homem egoísta se ergue,
por assim dizer uma muralha opaca que intercepta a luz divina. Enquanto o homem não
ultrapassar as estreitas barreiras do seu ego personal, está com o s olhos vendados, separados
de Deus por uma camada impermeável à luz, que é a impureza do coração. Por mais que um
ególatra ouça falar em Deus, nada compreende, porque com preender supõe ser. Ninguém
pode compreender senão aquilo que ele vive ou é no seu í ntimo ser. Entender é um ato mental,
mas compreender é uma atitude vital; entender mentalmente é uma função parcial, unilateral
do nosso ego humano — compreender é uma vivência total, unilateral, do nosso Eu divino.
Quem não é divino não pode saber o que é Deus. O egoísta é antidivino, e por isso não pode
compreender o que é divino, não pode ver a Deus”, antes de adquirir “pureza de coração”.
“Ver a Deus” “ver o reino de Deus”, são ex pressões típicas queJesus usa para designar a
experiência direta da Realidade eterna, o contato íntimo com ela. Outros crêem em Deus —
mas só o puro de coração vê a Deus. O simples crer, embora necessário como estágio
preliminar, não é suficiente para a definitiva redenção do homem, que consiste na vidência ou
visão de Deus. “Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus”...
*
Se é difícil a “pobreza pelo espírito”, muito mais difícil é a “pureza do coração”. O
desapego dos bens externos é o abandono de algo que não fez, nem jamais poderá fazer parte
integrante do homem algo que nunca foi nem pode ser realmente “seu” - ao passo que o ego
personal faz parte integrante do homem, é “seu”, embora não seja ele mesmo; e por isso a
renúncia à sua personalidade físico -mental em prol da sua individualidade espiritual é, incomparavelmente,
mais difícil do que a renúncia à cobiça dos bens externos. Parece ser uma morte
para o homem que ainda não descobriu o seu eterno Eu. Mas essa morte é indispensável para
a ressurreição. A coragem de arriscar ou não arriscar esse salto m ortal do ego humano para o
Eu divino é que divide a humanidade em dois campos: em profanos e iniciados, nos de fora e
nos de dentro, em cegos e videntes, em inexperientes e experientes, em insipi entes e em
sapientes. É necessário que o homem sofra tudo is so para, assim, entrar em sua glória...
*
O despertar dessa nova vidência, que existe, dormente, em cada um de nós, requer
exercício intenso, assíduo e prolongado, porque o homem tem de superar barreiras já
estabilizadas há séculos e milênios. Se essa v idência não fizesse parte integrante da natureza
humana, nenhuma esperança haveria de podermos despertá -la, porque não se pode despertar
o que não existe. Mas nós sabemos que ela existe. Em alguns essa vidência adquiriu
intensidade e nitidez muito maior do que em nós, e pelo menos num homem, chegou ela, a ser
perfeitamente desenvolvida. Ora, o que aconteceu uma vez pode acontecer mais vezes.
Sem exercícios sistemáticos e bem orientados é impossível termos esse contato
consciente com o grande mundo desconhe cido.
Os exercícios, porém, não consistem apenas em determinadas técnicas
intermitentemente praticadas, como as escolas iniciáticas prescrevem; muito mais importante
que essas práticas periódicas é a vivência contínua, o viver de cada dia inteiramente pau tado
por essa realidade.
Esse exercício diário e vital consiste, principalmente, em uma permanente atitude interna
de querer servir, servir espontânea e gratuitamente a todos. Esse clima de querer servir,
espontânea e gratuitamente, remove os obstáculos q ue existem entre nós e o Todo (Deus),
porque diminui gradualmente o egoísmo unilateral e exclusivista e aumenta a solidariedade
unilateral e inclusivista, que uns chamam altruísmo, outros amor, outros ainda benevolência
universal. Com essas práticas diári as, a muralha opaca que se ergue entre nós e Deus se torna
cada vez mais transparente, permitindo -nos a visão da grande Luz.


Se se perdessem todos os livros sacros da humanidade, e só se salvasse O SERMÃO DA
MONTANHA, nada estaria perdido
.”
Mahatma Gandhi



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